quinta-feira, 29 de julho de 2010

Vixe mainha!


Que tal conhecermos um pouco da culinária da região Nordeste do Brasil?

A culinária nordestina é fortemente influenciada pela suas condições geográficas e econômicas ao longo da história, assim como pela antiga mistura das culturas portuguesa, indígena e africana.

Pratos característicos da Região Nordeste incluem a tapioca, o vatapá, a moqueca(ambos com frutos do mar e azeite-de-dendê), o baião de dois (feito de arroz e feijão, com diversas variedades, geralmente incluindo também carne seca, queijo coalho, manteiga da terra ou nata), o acarajé (um bolinho de feijões brancos e cebola frito no azeite de dendê recheado com camarões e pimenta vermelha), o mugunzá(feito de feijão e milho, sendo doce em algumas áreas e, em outras, salgado, com linguiça), caruru (quiabo e castanhas de caju, camarões, pimenta e alho), iguaria de origem indígena adaptado pelos escravos nos engenhos e servido aos orixás e o sarapatel. Os pratos tem forte influência africana.

Outras comidas tradicionais são a farofa, a paçoca, a canjica, a pamonha, a carne-de-sol, a rapadura, a buchada de bode, o queijo coalho, o siquilho, o alfinim, a panelada, a maria-isabel, o carneiro cozido e a galinha à cabidela.

Um bolo originário de Pernambuco, mas que posteriormente espalhou-se pelo país é o bolo de rolo, feito com farinha de trigo e recheado . No Maranhão, desenvolveu-se o cuxá com base em uma erva africana, a vinagreira, recebe ainda o caruru e a língua-de-vaca, outra erva.

A influência africana se estende principalmente pela costa de Pernambuco à Bahia. No restante da costa e no interior, há menos influência da culinária africana. Na costa, são comuns os mariscos, e, em toda a região, as frutas tropicais. As mais conhecidas são as mangas, mamões, goiabas, laranjas, maracujás, abacaxis, fruta-do-conde, e cajus (a fruta e a castanha), mas são muito consumidas também frutas mais exóticas, como o cajá, a seriguela, a cajarana, a pitomba e o buriti. O pequi é também comum em algumas partes do Nordeste, como no sul do Ceará, e é usado em comidas regionais. Diversas variedades de doce são comumente produzidas a partir dessas frutas tropicais, assim como mousses e bolos.

A região Nordeste além de ter belos estados para serem visitados tem uma ótima culinária, não é mesmo?

Até a semana que vem pessoal!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

A Arte Francesa pode ser considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo?

A Contribuição da França para a humanidade é imensa, Paris tornou-se a capital das Artes mais conceituada na Europa e no mundo. Lembrando que a Arte Francesa inicialmente tinha um ar palaciano.

Os periodos da arte francesa podem ser divididos em Pré-renascença (1484-1547), Renascença (1547-1589), Alta Renascença (1589-1643), Barroco (1643-1715), Regência( 1715-1723), Rococó (1725-1774), Neoclássico (1774-1789), Revolução e Diretório (1780-1804), Império (1804-1814) e Luís Filipe (1830-1840).

Muitos destes periodos da Arte foram em épocas da Monarquia, tendo seus movimentos lembrados pelos nomes dos Reis.

Lembrando que a França é o país com os pintores mais conceituados do mundo, como Pierre Renoir, Claude Monet, Julien Dupré e Bouguereau.

Um dos museus onde podemos encontrar estas obras é no Museu do Louvre. Vários turistas dizem que se apaixonaram por arte depois de conhecer o Museu do Louvre.

Por aqui finalizamos nossa viagem à França.

Falaremos em nosso próximo post sobre as belezas da Alemanha.
Até lá!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Olá pessoal !

Hoje iremos conhecer um pouco sobre as danças folclóricas.

O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos como ruas, praça e largos.

Principais danças folclóricas do Brasil:














Samba de Roda

Estilo musical caracterizado por elementos da cultura afro-brasileira. Surgiu no estado da Bahia, no século XIX. É uma variante mais tradicional do samba. Os dançarinos dançam numa roda ao som de músicas acompanhadas por palmas e cantos. Chocalho, pandeiro, viola, atabaque e berimbau são os instrumentos musicais mais utilizados.

Maracatu

O maracatu é um ritmo musical com dança típico da região pernambucana. Reúne uma interessante mistura de elementos culturais afro-brasileiros, indígenas e europeus. Possui uma forte característica religiosa. Os dançarinos representam personagens históricos (duques, duquesas, embaixadores, rei e rainha). O cortejo é acompanhado por uma banda com instrumentos de percussão (tambores, caixas, taróis e ganzás).

Frevo

Este estilo pernambucano de carnaval é uma espécie de marchinha muito acelerada, que, ao contrário de outras músicas de carnaval, não possui letra, sendo simplesmente tocada por uma banda que segue os blocos carnavalescos enquanto os dançarinos se divertem dançando. Os dançarinos de frevo usam, geralmente, um pequeno guarda-chuva colorido como elemento coreográfico.

Baião

Ritmo musical, com dança, típico da região nordeste do Brasil. Os instrumentos usados nas músicas de baião são: triângulo, viola, acordeom e flauta doce. A dança ocorre em pares (homem e mulher) com movimentos parecidos com o do forró (dança com corpos colados). O grande representante do baião foi Luiz Gonzaga.

Catira

Também conhecida como cateretê, é uma dança caracterizada pelos passos, batidas de pés e palmas dos dançarinos. Ligada à cultura caipira, é típica da região interior dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás e Mato Grosso. O instrumento utilizado é a viola, tocada, geralmente, por um par de músicos.

Quadrilha

É uma dança típica da época de festa junina. Há um animador que vai anunciando frases e marcando os momentos da dança. Os dançarinos (casais), vestidos com roupas típicas da cultura caipira (camisas e vestidos xadrezes, chapéu de palha) vão fazendo uma coreografia especial. A dança é bem animada com muitos movimentos e coreografias. As músicas de festa junina mais conhecidas são: Capelinha de Melão, Pula Fogueira e Cai,Cai balão.

No próximo post falaremos sobre os folguedos.

Até mais !

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Vamos à biblioteca?!?


Olá gente, hoje vamos falar de um fato muito importante para a cultura.

A Biblioteca Mario de Andrade é a principal biblioteca municipal da cidade de São Paulo. Foi fundada em 1925, a partir do acervo da Câmara Municipal. O prédio fica localizado no centro histórico da capital paulista e é considerado um dos marcos arquitetônicos do estilo art déco na cidade.

No dia 21 de julho, foi reaberta a Circulante da biblioteca Mario de Andrade, uma área que oferece livre acervo e se destina à leitura, pesquisa e empréstimo. A Circulante estava fechada desde dezembro de 2008.

A reabertura dessa seção marca a conclusão da primeira etapa do Plano de recuperação e modernização da Biblioteca.

Com o acervo totalmente informatizado, instalações adequadas e amplo espaço para pesquisa local, a Circulante oferece, além de serviços de consulta, empréstimo e orientação à pesquisa, intensa programação cultural, como encontros com escritores, pesquisadores, artistas e antigos frequentadores, lançamentos editoriais, leituras dramáticas, oficinas e saraus. A área de convivência oferece, também, espaço dedicado à leitura de jornais e revistas e, futuramente, um café.

O catálogo da Circulante está totalmente informatizado.

Para quem quiser conhecer a biblioteca fica localizada na Avenida São Luís, 235, no Centro de São Paulo e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30 e no sábado das 10h às 17h.



postagem atualizada em 09 de setembro de 2010

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Culinária do Norte:a cozinha amazônica


Olá pessoal, tudo bem?

Hoje falaremos sobre a culinária da região Norte do Brasil.
Para quem não sabe, a culinária da região Norte tem grande influência dos ingredientes indígenas e é a famosa região do delicioso e apreciado açaí brasileiro.

Outros pratos conhecidos incluem o picadinho de jacaré (prato feito com a carne do jacaré), o pirarucu de casaca, preparado com azeitonas, ovos e cheiro-verde, o tacacá, o açaí, o pato no tucupi, prato consumido geralmente na época do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, e a maniçoba.

Para quem pensa que bobó de camarão e vatapá são pratos baianos está muito enganado, pois no Acre esses são pratos muito consumidos, e também a carne-de-sol com macaxeira.

O estado do Amapá possui uma culinária singular, preparada com o que há de mais saboroso e natural da fauna e da flora amazônicas.

O uso de produtos da floresta é uma herança dos primeiros habitantes da região: os índios.
Foi com eles que os amapaenses aprenderam a preparar pratos deliciosos, como a Pescada da Gurijuba, peixe típico da região, o Tucunaré na Brasa e o Camarão ao Bafo. Tem ainda o saboroso e hoje internacional suco do Açaí.

No Amazonas os pescados são muito valorizados, já que nessa região nós temos a maior bacia hidrográfica do País com mais de duas mil espécies de peixe.Alguns dos pratos mais famosos da região são a Calderada de Peixe que é uma espécie de ensopado de pescados,o Tucupi é um líquido amarelo e amargo que serve como ingrediente de vários pratos e feito a partir da fermentação do suco da mandioca e o Tacacá que é uma comida de origem indígena. É uma sopa que leva mandioca cozida, camarão, jambu e tucupi, temperada com pimenta de cheiro.

A culinária do Pará apresenta como sua maior influência a cultura indígena e, um pouco da portuguesa e africana. Os ingredientes básicos são oriundos da exuberante natureza da Amazônia, como camarão, caranguejo, marisco, peixe, aves, caça, pato, todos temperados com folhas (maniva, chicória, coentro), pimentas de cheiro e ervas. Comem-se até às larvas de insetos e ovos de diferentes aves.

Em Rondônia,na culinária, são bastante consumidos os peixes amazônicos, o pão-de-queijo e a farinha mineira, a polenta paranaense, o churrasco gaúcho.

Em Roraima a culinária é muito diversificada e tem grande influência na culinária do nordeste, sul e sudeste do Brasil, como também de portugueses. São comidas típicas da região a tapioca, a farinha de mandioca, a paçoca de carne seca, o cuzcuz, entre outros.

A culinária de Tocantins é influenciada pela cultura indígena, portuguesa, paulista, mineira e negra.Os principais pratos dessa região são o famoso feijão tropeiro, o arroz com pequi e a pamonha.

Bom pessoal, por hoje é só.
Até o próximo post!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Belezas da França

O idioma oficial da França é o francês que é considerado um idioma muito complicado de se aprender, mas, é muito bonito e admirado.

A França é considerada um país político, por decisões políticas tomadas desde o inicio de sua existência, pois, sempre tentou criar um Estado Uniformizado. O Artigo 2 da Constituição Francesa cita "La langue de la République est le français", que significa, "A lingua desta Republica é o Francês", proibindo outros países a adaptar seu respectivo país com o francês.

Na religião cerca de 51& da população é católica, 31% são ateus, 6& muçulmana devido a grande imigração de estrangeiros pela cidade de Marseille, pelo primeiro porto, ponto turistico muito visitado da França, 1,5% são adeptas ao Judaísmo e 7% não seguem nenhuma religião.

A França é considerada também como o país com maior número de Prêmios Nobel de Literatura. Não só franceses como cidadãos de outros países francophonicos, compõe o que se denomina a Literatura Francesa que é marcada por destacar países, sua cultura e idioma.

Continuaremos falando sobre a Arte na França em nosso próximo post.

Até!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Filme de Chaplin é mostrado pela primeira vez



Um filme com Charles Chaplin será mostrado dia 24 (sábado) em um festival nos Estados Unidos pela primeira vez em quase um século. A informação é do jornal britânico The Daily Telegraph.

A comédia A Thief Catcher (Um Apanhador de Bandidos), de 1914, foi comprada por US$ 100 em uma feira de antiguidades do Estado americano do Michigan pelo historiador Paul Gierucki.

Gierucki pensou se tratar de apenas mais um filme da companhia Keystone, produzidos entre 1912 e 1917, mostrando um grupo de policiais incompetentes.


Chaplin já trazia algumas características que ficariam famosas em seu personagem mais famoso, Carlitos, como roupas muitos números maiores, o bigode e os trejeitos ao caminhar.

Os organizadores do festival Slapsticon em Arlignton, Virgínia, dizem acreditar que esta será a primeira vez que o filme será exibido desde seu lançamento em 1914. A Thief Catcher é o primeiro título que passa a integrar a filmografia de Chaplin em quase 60 anos, tornando-se o 82° filme do artista.

“Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror.”

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.”

(Charles Chaplin)



postagem atualizada em 09 de agosto de 2010


quarta-feira, 14 de julho de 2010

Cultura Francesa
Olá,

Os hábitos franceses são muito conhecidos e até algumas vezes, questionados, pois, muitos franceses têm o costume de se acharem "superiores" dependendo da pessoa ou da situação.

O problema de alguns países até mesmo do Brasil, é que generalizamos os hábitos e costumes franceses que é de se "cansarem" pelo fato de que todos os anos milhões depessoas visitam e exploram seu país. Essa generalização ocorre também pelo fato de que os franceses são considerados um pouco "ignorantes".

Tirando todos estes mal entendidos entre os países, a França é considerada um dos países bonitos e visitados do mundo.

Um hábito muito conhecido e comentado é que os franceses não gostam de tomar banho... Creio eu que isso não seja mais verídico, mas...

Quanto aos costumes alimentares, os franceses comem bastante trigo em forma de pães, bolos e cremes, batata, arroz, aves, além do frango, patos, gansos e marrecos, coelhos, carneiros e muito queijo. Os franceses gostam muito da combinação de sopas e pães.

As bebidas mais tomadas são champagnes e vinhos de sua variada produção nacional. Tomam chá e café misturado com diversas bebidas como alcoólicas, leite e cremes.

Os homens são considerados bravos enquanto as mulheres gozam de um elevado grau de escolaridade, independência econômica e social, além da tão almeijada igualdade de direitos pleiteada pelo universo feminino.

O povo francês é o povo europeu considerado com maior grau de politização e patriotismo. Eles levam muito a sério as votações políticas ou não, discutem política e escolhem conscientemente os seus representantes além de considerarem a França o centro do Mundo.

No próximo post continuaremos falando sobre os hábitos franceses.

Até lá!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Olá !

Além dos mitos,lendas,danças,festas,o folclore brasileiro também é marcado por brincadeiras tradicionais.E hoje iremos conhecer um pouco dessas brincadeiras.

As brincadeiras folclóricas passam de geração para geração e muitas delas existem há muitas décadas ou até séculos.
Costumam ser diferentes de região para região,porém,a essência das brincadeiras continua a mesma da origem.
Grande parte das brincadeiras folclóricas envolve disputas individuais ou em grupos, possibilitando também a integração e o desenvolvimento social e motor das crianças.

Esses são alguns dos jogos,brincadeiras e brinquedos do Folclore Brasileiro:



- Bola de gude: coloridas e feitas de vidro, são jogadas no chão de terra pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário para ganhar pontos ou a própria bola do colega.

- Soltar pipa: as pipas, também conhecidas como papagaios, são feitas de varetas de madeira e papel. Coloridas, são empinadas (soltadas) pelos meninos em dias de vento. Com uma linha, os garotos conseguem direcionar e fazer malabarismos no céu.

- Estilingue: também conhecidos como bodoques, são feitos de galhos de madeira e borracha. Os meninos usam pedras para acertar alvos (latas, garrafas e outros objetos).

- Pega-pega: esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa ter que fazer o mesmo.

- Esconde-esconde: o objetivo é se esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que deverá procurar deve ficar de olhos tapados e contar até certo número enquanto as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base.

- Boneca de pano: feitas pelas mães e avós, são usadas em brincadeiras pelas meninas para simular crianças integrantes de uma família imaginária.

- Pião: a brincadeira de pião ainda faz muito sucesso, principalmente, nas regiões do interior do Brasil. Feitos de madeira, os piões são rodados no chão através de um barbante que é enrolado e puxado com força. Muitas crianças pintam seus piões. Para deixar mais emocionante a brincadeira, muitos meninos fazem malabarismo com os piões enquanto eles rodam. O mais conhecido é pegar o pião com a palma da mão enquanto ele está rodando.

No próximo post falaremos sobre as Danças Folclóricas.

Até lá !

domingo, 11 de julho de 2010

Agendinha Cultural

Olá pessoal, o post de hoje é dedicado a cultura teatral. Vamos conhecer um pouco de peças que foram destaques recentemente. Aproveito para deixar uma agendinha cultural com algumas dicas para vocês. Espero que gostem.

A Alma Boa de Setsuan

De Bertolt Brecht, com direção de Marco Antônio Braz, traz no elenco Denise Fraga e conta a história de três deuses, interpretados por um único ator, que descem a terra à procura de uma alma boa. Ao chegar a Setsuan encontra Chen Tê, única pessoa que oferece um local para passar a noite. Por sua generosidade, a Santíssima Trindade conclui ser ela a alma boa que tanto procurava e resolve dar a ela uma recompensa em dinheiro. Dona de seu próprio negócio, os miseráveis da cidade começam a abusar de sua bondade. Para se livrar dos importunos e exploradores, Chen Tê inventa a existência de um primo, Chui Ta, ela própria disfarçada. Chen Tê desaparece. O sumiço pode ser um golpe e a responsabilidade recai sobre seu primo. Como ser bom e ao mesmo tempo sobreviver no mundo competitivo em que vivemos? Esta é a questão levantada pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht na peça “A Alma Boa de Setsuan”.

Infelizmente essa temporada já está encerrada, mas a peça foi um grande sucesso.

O pior de São Paulo

"Gostaria de mandá-los para o inferno, mas vocês vão é para O Pior de São Paulo." É com essa mensagem motivadora do Comandante Trevor que, um grupo de 40 pessoas embarcou no ParlapaTour, uma excursão de ônibus pelo o que há de mais irritante na cidade.

O passeio sai do Espaço Parlapatões, na Praça Roosevelt. Antes de ocupar seus assentos, os passageiros ainda precisam tomar doses de vacina contra dengue e contra H 171 (código penal para estelionato) - "doença comum por aqui", conta o guia.

Uma das paradas do ParlapaTour é na Rua Oscar Freire, região luxuosa conhecida pela concentração de lojas de grifes. "Chegamos ao zoológico", alerta Hugo Possolo quando o grupo desembarca na via. "Não alimentem os animais porque eles não estão acostumados com comida de pobres como vocês."

A caminhada pela rua é interrompida por cenas dos atores. Perto de restaurantes chiques, por exemplo, onde o grupo ensina como fazer churrasquinho de gato.

Essa foi a segunda edição do passeio, a primeira saída do ParlapaTour foi em 2007, mas o diretor Hugo Possolo garante uma terceira edição ainda esse ano.

O grupo Parlapatões também realiza outras peças.

A noite dos Palhaços Mudos

Nesta adaptação da história em quadrinhos do cartunista Laerte, a Companhia La Mínima trata da história de uma dupla de palhaços mudos que, para resgatar o nariz de um palhaço mutilado, invade uma organização secreta que prega justamente o extermínio da classe.

A peça acontece de sábado às 21h e domingo às 19h no teatro Cleyde Yáconis, que fica na Av. do Café, 277, ao lado da estação Conceição do metrô.

O ingresso custa R$ 30 a inteira.

Para encerrar vamos falar do prêmio Shell de Teatro, que foi criado em 1988. Essa premiação, contempla, nove categorias, que são: autor, diretor, ator, atriz, cenógrafo, trilha sonora, iluminador, figurinista e categoria especial. Os vencedores recebem uma premiação individual de R$ 8 mil (queria fazer parte dessa lista) e um troféu do escultor Domenico Calabroni.

Na quarta-feira, a Shell divulgou a lista de finalistas da 22ª edição do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo, referente às peças que estrearam entre os meses de julho e dezembro do ano passado.

O espetáculo “Memória da cana” recebeu o maior número de indicações e disputa o Prêmio em quatro categorias. O diretor teatral José Henrique de Paula concorre ao troféu de Direção pelo trabalho desenvolvido em “As troianas – vozes da guerra”. Além de Newton Moreno e José Henrique, Marcio Aurélio disputa a categoria com a peça “Anatomia frozen”.

Nesta edição do Prêmio Shell de Teatro, o homenageado será o diretor, ator, ensaísta e tradutor Fernando Peixoto, pela contribuição ao teatro brasileiro.

Eu volto na próxima segunda-feira, até lá.

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.”

(Charles Chaplin)

postagem atualizada em 09 de agosto de 2010

sábado, 10 de julho de 2010

A diversidade da culinária brasileira é aqui!


Oi pessoal!

Hoje falaremos sobre a culinária da Região Sudeste.

A culinária do Sudeste é muito rica e diversa, variando de estado para estado. No Rio de Janeiro a comida típica é a feijoada.

Minas Gerais tem uma das cozinhas mais expressivas do país, incluindo pratos como o pão de queijo, tutu de feijão, feijão tropeiro, angu, etc. No Espírito Santo, o prato típico é a moqueca.
São Paulo não possui uma cozinha típica, dado que cada comunidade de imigrantes manteve seus hábitos alimentares, muito embora a influência italiana seja predominante. O prato mais consumido em São Paulo é a pizza.
Agora falaremos um pouco mais sobre cada estado:

Rio de Janeiro: Um dos famosos pratos desse estado é o tradicional filé com fritas, um prato a base de batatas-fritas e grandes bifes de filé bovino grelhados. Na cidade do Rio de Janeiro e em outras cidades do estado, se encontram variados tipos de restaurantes, com cardápios nacionais e de influência internacional. No Rio de Janeiro se consomem peixes cozidos acompanhados de pirão, peixes na brasa ou fritos, muito consumidos nas áreas de banhos de mar, e também frango ou galeto assado na brasa. Os pratos cariocas tem a forte influência africana, indígena e portuguesa. Popularmente é muito consumido o refresco a base de chá mate, servido gelado.

Minas Gerais: Famosa pela denominada cozinha mineira, os pratos regionais incluem milho, carne de porco, queijo minas, o pão de queijo, o feijão tropeiro, angu, o tutu à mineira, elaborado a partir uma pasta de feijão cozido misturado com farinha de mandioca, guarnecido com ovos cozidos ou fritos, e linguiça frita. Além das quitandas, que são biscoitos a base de polvilho, sequilhos, roscas, o famoso pão-de-queijo, e doces à base de laranja-da-terra, abóbora e mamão.

Espírito Santo: O prato local principal no Espírito Santo é a moqueca capixaba. Além de outras comidas saborosas que o Espírito Santo oferece, elaboradas a partir de frutos do mar, que são leves, combinando com o estado, de paisagens leves e bonitas, como a Torta Capixaba, tradicionalmente servida na Semana Santa. Os pratos tem forte influência indígena, como o uso da banana-da-terra.

São Paulo: No estado de São Paulo uma comida típica é o virado à paulista, o qual é feito com arroz, tutu de feijão, couve-de-folhas salgada e pedaços de carne de porco. Na cidade de São Paulo é possível encontrar grande variedade de culinárias, da francesa à chinesa. A cidade de São Paulo é capital gastronômica de projeção internacional, pois lá existem pratos de diversas regiões do mundo. Os pratos tem principalmente forte influência libanesa, síria, italiana e japonesa.

Bom, por hoje é só gente!

Espero que tenham gostado e até o próximo post que falaremos sobre a culinária da região Norte.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Nossos Costumes e Hábitos

Olá,

Hoje discutiremos sobre nossos costumes e hábitos, uma informação muito importante sobre o Brasil é que, somos o sexto país mais povoado do mundo, com aproximadamente 148 milhões.

O Brasil situa-se na América do Sul, fazendo divisa com países como Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Paraguai.

Nosso costume mais conhecido e seguido em outros países é a data comemorativa conhecida como “Carnaval”, existente também em outros países como a França, nomeado como “Mardi Grás”.

O Carnaval é uma das festas mais populares do Brasil, a festa dura quatro dias e tem como principal foco enfeitar carros alegóricos que frisam algum assunto de interesse público e para isso conta com a ajuda de passistas que desfilam pelas escolas de samba.

Nossa culinária é um fruto de ingredientes europeus, indígenas e africanos com distintos temperos e formas de preparo dependendo de estado e cidade.

Na parte de esporte, o que mais conhecemos e praticamos é o futebol, que é o esporte mais conhecimento e conceituado no mundo. Do Brasil veio o futsal, o futebol de areia e o futebol de salão. Alem destes esportes existe um mais importante nascido em nosso país, a Capoeira, considerada hoje Patrimônio Cultural Brasileiro, a capoeira surgiu no tempo da escravidão era considerada pelos escravos um tipo de dança e jogo. Outros esportes como handebol, vôlei, basquete, natação e tênis também são muito importantes no Brasil.

O Choro, o Samba, a Bossa Nova e a musica Popular Brasileira são gêneros musicais nascidos no Brasil, temos personalidades muito conhecidas até internacionalmente, como por exemplo, Tom Jobim e Pixinguinha.

Nós, brasileiros nos cumprimentamos com beijos e abraços, apertos de mão são usados raramente, só em casos de formalidade. Tomamos banhos todos os dias, pois, o Brasil é um país tropical, muitos têm como costume tomar cerveja após o trabalho para “desestressar”. Na alimentação gostamos muito do churrasco acompanhado da caipirinha. Lembrando que o Brasil é um dos países mais receptivos do mundo.

Em nosso próximo post discutiremos sobre os costumes e hábitos da França.

Até lá!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Oie pessoal!

Hoje vamos falar sobre as danças folclóricas.



As danças sempre foram um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos: praças, ruas e largos.

Principais danças folclóricas do Brasil

Samba de Roda

Estilo musical caracterizado por elementos da cultura afro-brasileira. Surgiu no estado da Bahia, no século XIX. É uma variante mais tradicional do samba. Os dançarinos dançam numa roda ao som de músicas acompanhadas por palmas e cantos. Chocalho, pandeiro, viola, atabaque e berimbau são os instrumentos musicais mais utilizados.

Maracatu

O maracatu é um ritmo musical com dança típico da região pernambucana. Reúne uma interessante mistura de elementos culturais afro-brasileiros, indígenas e europeus. Possui uma forte característica religiosa. Os dançarinos representam personagens históricos (duques, duquesas, embaixadores, rei e rainha). O cortejo é acompanhado por uma banda com instrumentos de percussão (tambores, caixas, taróis e ganzás).

Frevo

Este estilo pernambucano de carnaval é uma espécie de marchinha muito acelerada, que, ao contrário de outras músicas de carnaval, não possui letra, sendo simplesmente tocada por uma banda que segue os blocos carnavalescos enquanto os dançarinos se divertem dançando. Os dançarinos de frevo usam, geralmente, um pequeno guarda-chuva colorido como elemento coreográfico.

Baião

Ritmo musical, com dança, típico da região nordeste do Brasil. Os instrumentos usados nas músicas de baião são: triângulo, viola, acordeom e flauta doce. A dança ocorre em pares (homem e mulher) com movimentos parecidos com o do forró (dança com corpos colados). O grande representante do baião foi Luiz Gonzaga.

Catira

Também conhecida como cateretê, é uma dança caracterizada pelos passos, batidas de pés e palmas dos dançarinos. Ligada à cultura caipira, é típica da região interior dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás e Mato Grosso. Os instrumento utilizado é a viola, tocada, geralmente, por um par de músicos.

Quadrilha

É uma dança típica da época de festa junina. Há um animador que vai anunciando frases e marcando os momentos da dança. Os dançarinos (casais), vestidos com roupas típicas da cultura caipira (camisas e vestidos xadrezes, chapéu de palha) vão fazendo uma coreografia especial. A dança é bem animada com muitos movimentos e coreografias. As músicas de festa junina mais conhecidas são: Capelinha de Melão, Pula Fogueira e Cai,Cai balão.

Na próxima semana falaremos sobre as brincadeiras do Folclore.

Espero vocês !

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa

Hoje vamos falar de um escritor gaúcho que se tornou um dos principais escritores do século XX.

Mario Quintana nasceu em 30 de junho de 1906 na cidade de Alegrete, no Rio Grande do Sul. Aprendeu a ler aos 7 anos, tendo como base o jornal “Correio do Povo”. Em 1914 foi estudar na Escola Elementar Mista de Dona Mimi Contino. Em 1915, freqüentou a escola do mestre português Antônio Cabral Beirão, onde conclui o curso primário. Seus primeiros trabalhos foram publicados na revista Hyloea, um órgão da Sociedade Cívica e Literária dos alunos do Colégio.

Seus textos se caracterizam pela linguagem clara e simples, que normalmente fala de sentimentos referentes ao cotidiano.

Ao longo da carreira, Mario Quintana desenvolveu trabalhos de tradução, sendo o primeiro com a obra “Palavras e Sangue” de Giovanni Papini. Além disso, interpretou também obras de Marcel Proust, Honoré de Balzac, Graham Greene e Guy de Maupassant, tornando-se assim um dos responsáveis pelo acesso da sociedade brasileira às obras literárias internacionais.

Os poemas de Quintana foram publicados no jornal “Correio do Povo” (o mesmo em que aprendeu a ler), onde trabalhou por 40 anos. Suas obras integraram os livros didáticos das escolas e foram publicadas em vários exemplares de livros da língua portuguesa e também de literatura.

Uma das primeiras premiações que recebeu foi com o conto A Sétima Personagem, num concurso agenciado pelo jornal Diário de Notícias.

Quando completou sessenta anos recebeu uma homenagem dos amigos Paulo Mendes Campos e Rubem Braga, com uma obra de sua antologia poética, com sessenta poemas inéditos, Mais tarde essa obra lhe rendeu o prêmio Fernando Chinaglia, como o melhor livro do ano.

Em 1980 ganhou o troféu Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras.

Entre tantas obras, algumas que merecem destaque são: Canções; O Aprendiz de Feiticeiro; Quintares; O Baú de Espantos.

Um de seus poemas mais conhecidos é o “Poeminha do Contra”, feito depois da terceira tentativa em conquistar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

“Todos esses que aí estão, atravancando meu caminho, eles passarão... eu passarinho”. (Mario Quintana, poeminha do contra)

Mário Quintana faleceu em Porto Alegre, em 5 de maio de 1994, aos 87 anos de idade.


"Amigos não consultem os relógios quando um dia me for de vossas vidas... Porque o tempo é uma invenção da morte: não o conhece a vida - a verdadeira - em que basta um momento de poesia para nos dar a eternidade inteira. A morte é a libertação total: a morte é quando a gente pode, afinal, estar deitado de sapatos".

“A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.”