domingo, 11 de julho de 2010

Agendinha Cultural

Olá pessoal, o post de hoje é dedicado a cultura teatral. Vamos conhecer um pouco de peças que foram destaques recentemente. Aproveito para deixar uma agendinha cultural com algumas dicas para vocês. Espero que gostem.

A Alma Boa de Setsuan

De Bertolt Brecht, com direção de Marco Antônio Braz, traz no elenco Denise Fraga e conta a história de três deuses, interpretados por um único ator, que descem a terra à procura de uma alma boa. Ao chegar a Setsuan encontra Chen Tê, única pessoa que oferece um local para passar a noite. Por sua generosidade, a Santíssima Trindade conclui ser ela a alma boa que tanto procurava e resolve dar a ela uma recompensa em dinheiro. Dona de seu próprio negócio, os miseráveis da cidade começam a abusar de sua bondade. Para se livrar dos importunos e exploradores, Chen Tê inventa a existência de um primo, Chui Ta, ela própria disfarçada. Chen Tê desaparece. O sumiço pode ser um golpe e a responsabilidade recai sobre seu primo. Como ser bom e ao mesmo tempo sobreviver no mundo competitivo em que vivemos? Esta é a questão levantada pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht na peça “A Alma Boa de Setsuan”.

Infelizmente essa temporada já está encerrada, mas a peça foi um grande sucesso.

O pior de São Paulo

"Gostaria de mandá-los para o inferno, mas vocês vão é para O Pior de São Paulo." É com essa mensagem motivadora do Comandante Trevor que, um grupo de 40 pessoas embarcou no ParlapaTour, uma excursão de ônibus pelo o que há de mais irritante na cidade.

O passeio sai do Espaço Parlapatões, na Praça Roosevelt. Antes de ocupar seus assentos, os passageiros ainda precisam tomar doses de vacina contra dengue e contra H 171 (código penal para estelionato) - "doença comum por aqui", conta o guia.

Uma das paradas do ParlapaTour é na Rua Oscar Freire, região luxuosa conhecida pela concentração de lojas de grifes. "Chegamos ao zoológico", alerta Hugo Possolo quando o grupo desembarca na via. "Não alimentem os animais porque eles não estão acostumados com comida de pobres como vocês."

A caminhada pela rua é interrompida por cenas dos atores. Perto de restaurantes chiques, por exemplo, onde o grupo ensina como fazer churrasquinho de gato.

Essa foi a segunda edição do passeio, a primeira saída do ParlapaTour foi em 2007, mas o diretor Hugo Possolo garante uma terceira edição ainda esse ano.

O grupo Parlapatões também realiza outras peças.

A noite dos Palhaços Mudos

Nesta adaptação da história em quadrinhos do cartunista Laerte, a Companhia La Mínima trata da história de uma dupla de palhaços mudos que, para resgatar o nariz de um palhaço mutilado, invade uma organização secreta que prega justamente o extermínio da classe.

A peça acontece de sábado às 21h e domingo às 19h no teatro Cleyde Yáconis, que fica na Av. do Café, 277, ao lado da estação Conceição do metrô.

O ingresso custa R$ 30 a inteira.

Para encerrar vamos falar do prêmio Shell de Teatro, que foi criado em 1988. Essa premiação, contempla, nove categorias, que são: autor, diretor, ator, atriz, cenógrafo, trilha sonora, iluminador, figurinista e categoria especial. Os vencedores recebem uma premiação individual de R$ 8 mil (queria fazer parte dessa lista) e um troféu do escultor Domenico Calabroni.

Na quarta-feira, a Shell divulgou a lista de finalistas da 22ª edição do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo, referente às peças que estrearam entre os meses de julho e dezembro do ano passado.

O espetáculo “Memória da cana” recebeu o maior número de indicações e disputa o Prêmio em quatro categorias. O diretor teatral José Henrique de Paula concorre ao troféu de Direção pelo trabalho desenvolvido em “As troianas – vozes da guerra”. Além de Newton Moreno e José Henrique, Marcio Aurélio disputa a categoria com a peça “Anatomia frozen”.

Nesta edição do Prêmio Shell de Teatro, o homenageado será o diretor, ator, ensaísta e tradutor Fernando Peixoto, pela contribuição ao teatro brasileiro.

Eu volto na próxima segunda-feira, até lá.

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.”

(Charles Chaplin)

postagem atualizada em 09 de agosto de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário