quinta-feira, 22 de julho de 2010

Culinária do Norte:a cozinha amazônica


Olá pessoal, tudo bem?

Hoje falaremos sobre a culinária da região Norte do Brasil.
Para quem não sabe, a culinária da região Norte tem grande influência dos ingredientes indígenas e é a famosa região do delicioso e apreciado açaí brasileiro.

Outros pratos conhecidos incluem o picadinho de jacaré (prato feito com a carne do jacaré), o pirarucu de casaca, preparado com azeitonas, ovos e cheiro-verde, o tacacá, o açaí, o pato no tucupi, prato consumido geralmente na época do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, e a maniçoba.

Para quem pensa que bobó de camarão e vatapá são pratos baianos está muito enganado, pois no Acre esses são pratos muito consumidos, e também a carne-de-sol com macaxeira.

O estado do Amapá possui uma culinária singular, preparada com o que há de mais saboroso e natural da fauna e da flora amazônicas.

O uso de produtos da floresta é uma herança dos primeiros habitantes da região: os índios.
Foi com eles que os amapaenses aprenderam a preparar pratos deliciosos, como a Pescada da Gurijuba, peixe típico da região, o Tucunaré na Brasa e o Camarão ao Bafo. Tem ainda o saboroso e hoje internacional suco do Açaí.

No Amazonas os pescados são muito valorizados, já que nessa região nós temos a maior bacia hidrográfica do País com mais de duas mil espécies de peixe.Alguns dos pratos mais famosos da região são a Calderada de Peixe que é uma espécie de ensopado de pescados,o Tucupi é um líquido amarelo e amargo que serve como ingrediente de vários pratos e feito a partir da fermentação do suco da mandioca e o Tacacá que é uma comida de origem indígena. É uma sopa que leva mandioca cozida, camarão, jambu e tucupi, temperada com pimenta de cheiro.

A culinária do Pará apresenta como sua maior influência a cultura indígena e, um pouco da portuguesa e africana. Os ingredientes básicos são oriundos da exuberante natureza da Amazônia, como camarão, caranguejo, marisco, peixe, aves, caça, pato, todos temperados com folhas (maniva, chicória, coentro), pimentas de cheiro e ervas. Comem-se até às larvas de insetos e ovos de diferentes aves.

Em Rondônia,na culinária, são bastante consumidos os peixes amazônicos, o pão-de-queijo e a farinha mineira, a polenta paranaense, o churrasco gaúcho.

Em Roraima a culinária é muito diversificada e tem grande influência na culinária do nordeste, sul e sudeste do Brasil, como também de portugueses. São comidas típicas da região a tapioca, a farinha de mandioca, a paçoca de carne seca, o cuzcuz, entre outros.

A culinária de Tocantins é influenciada pela cultura indígena, portuguesa, paulista, mineira e negra.Os principais pratos dessa região são o famoso feijão tropeiro, o arroz com pequi e a pamonha.

Bom pessoal, por hoje é só.
Até o próximo post!

Um comentário: