quarta-feira, 30 de junho de 2010

Arte Brasileira

Oi pessoal,

Hoje falaremos sobre os diversos tipos de arte que temos em nosso país.

Nossa arte começa bem antes dos índios, tudo começa com o descobrimento da pintura rupestre, que são diversos desenhos feitos em pedras e rochas, como por exemplo, na gruta “Cerca Grande” situada em Minas Gerais, os desenhos provavelmente são de grupos que viveram em nosso país a aproximadamente 6.000 A.C.

Depois veio a arte dos índios brasileiros como arcos, escudos. A arte indígena é mais representativa das tradições da comunidade em que está inserida do que da personalidade do indivíduo que a faz. É por isso que os estilos da pintura corporal, do trançado e da cerâmica variam significativamente de uma tribo para outra.

Surgiu também à fase Marajoara, uma das características desses povos foi à cerâmica, cuja modelagem era tipicamente antropomorfa, ou seja, ela pode ser dividida entre vasos de uso doméstico e vasos cerimoniais e funerários. Podem ser simples e apresentam uma superfície decorada ou ter uma decoração elaborada e desenhos em relevo.

Dentre os outros objetos da cerâmica marajoara, tais como bancos, colheres e apitos, foram inventados também as estatuetas representando seres humanos.

A arte dos índios vai muito alem de arcos e flechas, a partir de uma matéria prima abundante, como folhas, palmas, cipós, talas e fibras, os índios produzem uma grande variedade de cestos e redes. Da arte de trançar e tecer são feitas as vestimentas, máscaras pintadas e vestes de algodão.

As peças de cerâmica que se conservaram testemunham diferentes costumes dos diferentes povos índios e suas diferentes linguagens. Por exemplo, as urnas funerárias pintadas, a cerâmica decorada com desenhos impressos e bonecas de cerâmica.

Para os índios, as máscaras têm um caráter duplo: ao mesmo tempo em que é um artefato produzido por um homem comum, é também a figura viva do ser sobrenatural. Elas são feitas com troncos de árvores, cabaças e palhas de buriti e são usadas geralmente em danças cerimoniais.

Em nosso próximo post falaremos sobre os costumes e hábitos do povo brasileiro.

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário