quarta-feira, 16 de junho de 2010

Cultura e Costumes do Brasil













Olá pessoal!

Que tal falarmos sobre a cultura e os costumes de todos os países do mundo? Podemos iniciar este tema conhecendo mais sobre a cultura e os costumes do nosso país, o Brasil!

Lembrando que cultura não é só a história, o folclore, a música, os poetas, cultura é respeito e educação para com todos.

Nossa cultura se reflete aos vários povos que constituem a historia do nosso país, são os povos de indígenas, europeus, africanos, asiáticos e árabes. A Cultura no Brasil se iniciou em meados dos séculos XIX e XX, dividida entre a cultura popular que buscava ser fiel ao estilo europeu e a cultura erudita que se adaptava aos diferentes estilos de vida, conjuntos de valores, estéticas e hábitos, formando a cultura brasileira.

Entendamos agora o que cada um destes povos influenciou em nossa cultura:

  • Portugueses: Os europeus tiveram maior influência na nossa cultura, durante 322 anos nosso país foi colônia de Portugal e devido a isso houve uma transplantação da cultura deles para nós e o que é mais marcante é o nosso idioma.


  • Indígenas: A integração que houve entre os povos indígenas com os portugueses foi de poder e inferiorizarão dos indígenas, dizimando grande parte de seus grupos e gerando também a miscigenação das raças.

  • Africanos: A cultura africana chegou ao Brasil devido à época de escravidão que durou de 1550 a 1850, gerando futuramente a multiplicidade do povo brasileiro. Estes africanos se dividiam em diversos grupos que tinham idiomas e tradições distintas, alguns deles seguiam a religião islâmica e outros adoravam os orixás. Hoje em estados do Nordeste a cultura afro- brasileira segue mais presente como na dança, na musica, na religião, na cozinha e no idioma.


  • Imigrantes: A imigração européia deu fim ao trabalho escravo, mas, tinha como meta “branquear” e europeizar o país, que tinha negros e mestiços como maior número. No século XVIII os italianos chegaram ao Brasil, onde a maior parte se habitou no estado de São Paulo, no mesmo século chegaram os alemães onde ficaram no estado de Santa Catarina, onde até hoje a aparência dos habitantes do estado segue a linha física alemã. A contribuição asiática veio de forma mais moderada e a cultura dos portugueses, espanhóis e árabes, se perdeu um pouco, pois eles se acostumaram à nossa.
Bom, até agora já sabemos um pouco de onde vem nossa cultura...

No próximo post, falaremos sobre a nossa religião!

Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário