quinta-feira, 17 de junho de 2010


Culinária brasileira e sua história


Oi gente!

Hoje falaremos sobre a culinária, afinal esse tema é uma delícia né?Vamos abordar a culinária do mundo, mas hoje começaremos com a culinária do Brasil em geral, afinal cada região tem a sua culinária, que abordaremos mais pra frente.

A culinária do Brasil é o fruto de uma mistura de ingredientes europeus, e de outros povos, indígenas e africanos.Muitas das técnicas de preparo e ingredientes são de origem indígena, tendo sofrido adaptações por parte dos escravos e portugueses.

Um dos pratos típicos do país é a feijoada, apreciada por milhões de brasileiros.Mas não podemos esquecer do arroz e do feijão que nunca falta na mesa do brasileiro.
No café da manhã,o café com leite e o pãozinho sempre fazem parte do cardápio.
A própria história do Brasil, influenciou a culinária de cada região.

A contribuição dos indígenas na culinária brasileira são a mandioca,as frutas,o pescado,o milho, a batata e com a chegada dos portugueses, o famoso inhame trazido da África.
As principais formas de preparo da carne eram assá-la em uma panela de barro sobre três pedras, em um forno subterrâneo, espetá-las em gravetos pontudos e colocá-la para assar ao fogo, daí teria surgido o famoso churrasco gaúcho.

Já os africanos, deixaram para nós o arroz, o feijão e a carne.
Os europeus e outros povos que imigraram para o Brasil também trouxeram sua contribuição para a culinária brasileira.Dos alemães,italianos, espanhóis,sírio-libaneses,japoneses,foram os alemães e italianos que deixam maiores influências na culinária nacional.Os alemães deixaram a salsicha, a mortadela, o toucinho e a cerveja.
Já os italianos trouxeram as massas, a farinha de trigo e os molhos.

Nossa, esse assunto deu uma fome não é mesmo?Então vamos aproveitar pra comer alguma dessas infinidades da nossa culinária.

Por hoje é só.

No próximo post vamos falar sobre a culinária da região Sul.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário