Literatura também é cultura
Olá,
Vamos aproveitar esse nosso encontro semanal para relembrar alguns tópicos literários que caíram no esquecimento com o passar do tempo.
Para começar, que tal um resumo sobre a literatura brasileira?
Então vamos lá!
A cultura brasileira é um grande conjunto de culturas que formam as diversas etnias do povo brasileiro. Como não é muito difícil perceber, depois de mais de 3 séculos de colonização portuguesa, a cultura brasileira é, em sua maior parte, de origem lusitana.
Na literatura não foi diferente. A literatura brasileira nada mais é do que um desdobramento da literatura portuguesa.
A poesia brasileira, assim como toda a literatura nacional, também está dividida em movimentos literários. O primeiro foi o Barroco,que teve como principal poeta Gregório de Matos.
Depois do arcadismo vem a fase romântica, com pelo menos três gerações: poemas mais patrióticos, como a Canção do Exílio de Gonçalves Dias, uma geração que apresentava um certo fascínio pela morte, como Álvares de Azevedo e por fim os escritores abolicionistas, como Castro Alves.
Em 1922 aconteceu a Semana de Arte Moderna, que se caracterizou pelo rompimento definitivo com as literaturas de outros países. Cada dia da semana foi dedicado a um tema, foram eles: pintura e escultura, poesia e literatura e música, respectivamente.
Participaram da Semana de 22 escritores consagrados do modernismo brasileiro, como Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
No século XX, a cultura brasileira é liderada pelo Modernismo, que também passa por mais de uma geração. Os poetas mais conhecidos dessa fase são: Carlos Druummond de Andrade, Vinícius de Moraes e Cecília Meireles.
Carlos Drummond de Andrade, cronista, autor de “No meio do caminho” e outros tantos poemas consagrados. Assim como a maioria dos poetas, para entende-lo é preciso ler o maior volume possível de suas obras.
Bom, por hoje é só.
Frio, vontade de não fazer nada, muito menos sair de casa. Que tal aproveitar esse tempo para ler um bom livro debaixo das cobertas? Recomendo alguns, hoje, de Carlos Drummond:
“Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo.”
Carlos Drummond
dani muito bem lembrado a cultura brasileira é muito enraizada na cultura lusitana mas não podemos deixar de pensar que a cultura "brasileira" é um misto de várias influências dentro de um país que tem proporcões continentais e que mesmo essa raíz lusitana sendo muito forte os poetas, pintores, escultores, músicos e outros artistas não são inertes nessa cultura da miscigenação que se cria dentro do país. Mas, não falo que sua explicacão está errada mesmo porque a influência nao é só lusitana mas sim Européia porque até aquele momento se espelhava muito na Europa tanto que os filhos da elite do país estudavam na Europa né bom mas isso é só um comentário... adorei o texto viu muito bem escrito bjus
ResponderExcluirouuuun que lindo cumplice seu post. cada dia que passa eu me apaixono mais ainda pela literatura. continue escrevendo sempre. beijos amor *-*
ResponderExcluir