segunda-feira, 21 de junho de 2010

Especial Saramago

Olá,

A literatura perdeu um grande nome e o mundo, um grande homem. Morreu sexta-feira, 18, José Saramago, aos 87 anos de idade, em conseqüência de uma múltipla falha orgânica, complicação da longa batalha contra a leucemia.

Saramago era conhecido por usar períodos muito longos e a pontuação de uma maneira não muito convencional. Saramago não usava travessões para indicar fala de personagens. Colocava tudo no mesmo parágrafo. Muitas de suas frases ocupavam mais de uma página, usando vírgula onde normalmente se usa ponto final. Apesar desse estilo próprio, isso não dificultava a leitura das grandes obras dele.

Sua carreira foi acompanhada de diversas polêmicas, como por exemplo, as opiniões pessoais sobre a igreja ou a luta internacional contra o terrorismo.

Entre os livros mais conhecidos de José Saramago estão “Memorial do convento”, “O ano da morte de Ricardo Reis”, “O evangelho segundo Jesus Cristo” e “O ensaio sobre a cegueira”, que conta a história de uma epidemia branca que cega as pessoas, uma metáfora da cegueira social que foi levado para as telas do cinema pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles.

Saramago foi considerado criador de um dos universos literários mais pessoais e sólidos do século XX, unindo a atividade de escritor com a de homem crítico da sociedade. Em 1997, escreveu a introdução para o livro de fotos "Terra", em que o fotógrafo Sebastião Salgado retratava a rotina do movimento dos sem-terra no Brasil.

Nesse mesmo ano, uma exposição chamada “José Saramago: a consistência dos sonhos” foi exibida no Brasil.


Biografia

José de Sousa Saramago nasceu em 16 de novembro de 1922, na pequena aldeia portuguesa de Azinhaga. Mudou-se para Lisboa quando tinha 2 anos. Aluno brilhante, teve de abandonar o ensino secundário aos 12 anos, por causa da falta de recursos de seus pais.

Ateu, cético e pessimista, Saramago sempre teve atuação política marcante e lutava contra as injustiças, a religião constituída e os grandes poderes econômicos.

Saramago publicou seu primeiro romance, "Terra do pecado", em 1947. Entre 1966 e 1975, publicou as poesias: "Os poemas possíveis", "Provavelmente alegria" e "O ano de 1993", mas o reconhecimento mundial só chegou com "Memorial do convento", de 1982 e, dois anos depois com "O ano da morte de Ricardo Reis". Os dois romances receberam o prêmio do PEN Clube Português.

O romance "O evangelho segundo Jesus Cristo", de 1991, provocou polêmica com a Igreja Católica e foi proibido em Portugal. O livro mostrava um Jesus mais humano, com dúvidas, fraquezas e conversando com um Deus cruel. Em um dos episódios, Jesus perdia sua virgindade com Maria Madalena.

Um ano depois disso, ele decidiu se mudar para a ilha de Lanzarote, no arquipélago espanhol das Canárias, onde ficou até morrer, sempre acompanhado pela sua segunda mulher, a jornalista e tradutora espanhola Pilar del Río.

Em 1995, ganhou o Prêmio Camões pelo conjunto da obra e publicou "Ensaio sobre a cegueira".

Em 1998, ele recebeu o Nobel de Literatura. Na justificativa da premiação, a academia afirmou que o português criou uma obra em que, "mediante parábolas sustentadas com imaginação, compaixão e ironia, nos permite captar uma realidade fugitiva".

Seu último romance foi "Caim", de 2009, também bastante criticado pela Igreja Católica por conta de sua visão pouco ortodoxa do Velho Testamento.

José Saramago foi escritor, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.

“Há coisas que nunca se poderão explicar por palavras”

(José Saramago)

postagem atualizada em 09 de setembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário