quinta-feira, 24 de junho de 2010

Bom demais, tche!


Oi gente!

Hoje vamos falar um pouco mais sobre a culinária do nosso país, especificamente da região SUL do Brasil.

Elementos próprios da região diferenciam a forma de comer sulina do restante do Brasil, devido ao grande número de imigrantes que a região recebeu ao longo dos séculos XIX e XX, que trouxeram consigo um grande número de pratos típicos de suas terras de origem.

Quem nunca ouviu falar de um dos mais famosos pratos do Sul, não conhece o verdadeiro churrasco brasileiro. Dois pratos muito apreciados e conhecidos na região são o chimarrão e o pinhão.Agora,vou falar dos pratos mais famosos de cada um dos três estados da região Sul.

Paraná: Principalmente nas cidades litorâneas é preparado o Barreado.Esse prato consiste num caldo de carne, toucinhos e temperos.No interior os peixes de água doce,como dourados, lambaris, pescadas e traíras são muitos apreciados.

Santa Catarina: Na faixa litorânea catarinense, é grande o consumo de peixes e frutos do mar, por conta do litoral de grande extensão. Peixes como o linguado, badejo, tainha, garoupa, namorado, cação, robalo e anchova e frutos do mar, como camarão, lagosta, marisco, ostra, lula e lagostim. No interior, destacam-se os pratos típicos alemães e a grande produção de embutidos, como linguiças, salames e copas no oeste do estado.

Rio Grande do Sul: Estado grande produtor de carne bovina, destaca-se pelo churrasco.O arroz de carreteiro, o quibebe (pirão de abóbora) ,o puchero (sopa de vegetais e carne bovina) e a rabada (preparado de rabo de boi, temperos verdes, tomates, pimentões, vinagre e limão) são outros pratos típicos da região gaúcha.

Bom gente, por hoje é só.

Na próxima semana falarei sobre a culinária da região Sudeste.

Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário