quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A saudável culinária japonesa

Há quem diga que a culinária japonesa é uma das mais saudáveis do mundo.
A culinária tradicional japonesa é dominada pelo arroz branco (hakumai) e poucas refeições seriam completas sem ele.

Além do principal alimento consumido existem os acompanhamentos, conhecidos como okazu.Esses acompanhamentos servidos durante a refeição pode ser peixe, carne, legumes ou conservas.

A refeição japonesa mais simples consiste em sopa, arroz e um acompanhamento, que na maioria das vezes é um legume em conserva.
O almoço também é composto por uma sopa, arroz e três acompanhamentos.Estes acompanhamentos normalmente são peixe cru (sashimi), um prato frito e um prato fermentado ou cozido no vapor — ainda que pratos fritos, empanados ou agri-doces podem substituir os pratos cozidos.

Como o Japão é uma nação independente, seu povo consome muitos frutos do mar, além de peixe e outros produtos marinhos (como algas). Mesmo não sendo conhecido como um país que come muita carne, poucos japoneses se consideram vegetarianos. Carne e galinha são comumente inseridos na culinária do cotidiano.
O macarrão, originado na China, também é uma parte essencial da culinária japonesa.

Ainda que muitos japoneses tenham desistido de se alimentarem de insetos, ainda existem exceções. Em algumas regiões, gafanhotos (inago) e larvas de abelha (hachinoko) não são pratos incomuns. Lagartos também são comidos em alguns lugares.

E aí, gostaram?

No próximo post falaremos sobre a culinária portuguesa.

Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário