terça-feira, 17 de agosto de 2010

Parlendas-Folclore Brasileiro

Olá pessoal !

Alguém ai sabe o que são parlendas?



Parlendas são versos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças.As rimas costumam ser fáceis e por isso são populares entre as crianças.
As parlendas são usadas em jogos para divertir,ajudar na memorização ou compor uma brincadeira.Muitas parlendas são antigas e algumas delas,foram criadas há décadas.Elas fazem parte das manifestações orais da cultura popular e do folclore brasileiro e representam uma importante tradição cultural do nosso povo.
A palavra PARLENDA tem origem em "parolar", "parlar" que significam "falar muito", "tagarelar", "conversar sem compromisso".Falatório,palavreado,declamação infantil.

Veja agora alguns exemplos de parlendas muito conhecidas na nossa cultura:

"Dedo Mindinho
Seu vizinho,
Maior de todos
Fura-bolos
Cata-piolhos";

"Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, chegou minha vez
Sete, oito, comer biscoito
Nove, dez, comer pastéis";

"Rei, capitão,
soldado, ladrão.
moça bonita
Do meu coração";

"Hoje é Domingo,
pede cachimbo
O cachimbo é de ouro,
Bate no touro,
O touro é valente,
Bate na gente,
A gente é fraco,
Cai no buraco,
O buraco é fundo,
acabou-se o mundo";

"Lá em cima do piano tem um copo de veneno
Quem bebeu morreu
O culpado não fui EU";

Espero que tenham gostado.

Até a próxima !

Um comentário:

  1. quero par lendas do folclore brasileiro e quero que me mande varias por imeio presiso para a escola para escrever e fazer um livro do folclore brasileiro

    ResponderExcluir