terça-feira, 14 de setembro de 2010

Folclore e culinária

Olá pessoal,tudo bem?

Hoje falaremos sobre a culinária folclórica.



A culinária folclórica é resultado dos diversos povos que imigraram para o Brasil,por isso tem uma grande variedade e diversificação de alimentos e ingredientes em sua culinária.

No período colonial, a culinária recebeu dos índios a mandioca (hoje mais utilizada como farinha) e o palmito. Dos africanos recebeu o inhame, a cana-de-açúcar, a bananeira, leite de coco e o dendezeiro (do qual se faz o azeite-dendê).

Este processo de aculturação é constante. Conforme os diferentes povos chegam ao Brasil, novos alimentos são incluídos na dieta e se abrasileiram, como o macarrão italiano, que na região Sudeste é comida de festa, assim como o quibe e a carne de espetinho, influência alimentares dos sírios-libaneses.

Os alimentos e pratos típicos são preparados com tradições transmitidas por gerações e cada região tem suas infuências.

Conheça alguns dos pratos típicos do folclore de algumas regiões do Brasil:

- feijoada ( mais comum no RJ)
- feijão tropeiro (MG)
- baião-de-dois (CE)
- pato-no-tucupi (norte)
- buchada de bode
- sopa de jirimum com leite
- churrasco- comum no Sul do Brasil
- macaxeira
- carne de sol
- arroz carreteiro (sul)

Interessante né?

Até o próximo post.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A saudável culinária japonesa

Há quem diga que a culinária japonesa é uma das mais saudáveis do mundo.
A culinária tradicional japonesa é dominada pelo arroz branco (hakumai) e poucas refeições seriam completas sem ele.

Além do principal alimento consumido existem os acompanhamentos, conhecidos como okazu.Esses acompanhamentos servidos durante a refeição pode ser peixe, carne, legumes ou conservas.

A refeição japonesa mais simples consiste em sopa, arroz e um acompanhamento, que na maioria das vezes é um legume em conserva.
O almoço também é composto por uma sopa, arroz e três acompanhamentos.Estes acompanhamentos normalmente são peixe cru (sashimi), um prato frito e um prato fermentado ou cozido no vapor — ainda que pratos fritos, empanados ou agri-doces podem substituir os pratos cozidos.

Como o Japão é uma nação independente, seu povo consome muitos frutos do mar, além de peixe e outros produtos marinhos (como algas). Mesmo não sendo conhecido como um país que come muita carne, poucos japoneses se consideram vegetarianos. Carne e galinha são comumente inseridos na culinária do cotidiano.
O macarrão, originado na China, também é uma parte essencial da culinária japonesa.

Ainda que muitos japoneses tenham desistido de se alimentarem de insetos, ainda existem exceções. Em algumas regiões, gafanhotos (inago) e larvas de abelha (hachinoko) não são pratos incomuns. Lagartos também são comidos em alguns lugares.

E aí, gostaram?

No próximo post falaremos sobre a culinária portuguesa.

Até lá!

domingo, 5 de setembro de 2010

Planos para o feriado?!?!


Olá,

Hoje vou dar uma dica de passeio para o feriado.

Está em exposição no Museu da Língua Portuguesa um pouco de Fernando Pessoa.

A exposição “Fernando Pessoa, plural como o universo” mostra a história desse grande poeta e de seus heterônimos.

Se você ainda não tem planos para esse feriado prolongado, não perca essa oportunidade.

A exposição está em cartaz na sala de exposições temporárias do Museu da Língua Portuguesa.



Serviço:
Fernando Pessoa, plural como o universo

De 24 de agosto de 2010 a 30 de janeiro de 2011

Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h

Local: Sala de exposições temporárias do Museu da Língua Portuguesa

Endereço:Praça da Luz, sem números, Centro – São Paulo

como chegar?


Exibir mapa ampliado

Na próxima semana conto mais sobre Fernando Pessoa.

Até lá e bom feriado a todos.

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

(Fernando Pessoa)



post atualizado em 09 de agosto de 2010

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A exótica culinária chinesa


Oi pessoal, td bem?

Hoje falaremos um pouco sobre a culinária chinesa.
A culinária da China como qualquer outra gastrononia oriental é ampla, apimentada e sempre bem temperada.

A cozinha local é caracterizada pelos seus sabores adocicados, massas e suas técnicas exclusivas como cozinhar carnes vermelhas em molho de soja deixando – as com um forte tom avermelhado.

Os pratos de peixe e crustáceos de distintos sabores são habituais na cozinha do Leste, que caracteriza-se pelo seu sabor doce. Utilizam sobre tudo peixe e marisco, sobressalientando a sopa condimentada com alho poró. Os pratos mais conhecidos são as ovas de carangueijos com barbatanas de tubarão, ovas de sepia, holoturias (gênero de pepinos-do-mar) ao alho poró, e também carnes e o frango com molho de Dezhou. Destacam, também, o pato com oito tesouros e as tiras de enguia. Vale a pena também conhecer a grande variedade de sanduíches, por volta de 300 tipos, como a bola ovo de pomba.

Já foi uma das culinárias mais famosas pois baseada na culinária local, ela combinou e absorveu vantagens de diversas culinárias, incluindo culinárias vegetais e européias. A culinária da China é muito apreciada pois preserva o sabor original dos ingredientes.Os chineses também são grandes consumidores de arroz.

E pra quem pensa que foram os italianos que inventaram o macarrão, engana-se.Foram os chineses.E eles também são famosos por comer aqueles pratos exóticos como grilhinhos, cobra, cigarra no espeto, porém por curiosidade.Não que esses sejam pratos para se comer diariamente.

De forma geral, a culinária chinesa é uma das mais variadas do mundo. Os pratos do sul são à base de arroz. E as massas sempre estão na mesa dos chineses do norte.
E você?Já provou a culinária chinesa?

Bom, gente por hoje é só.
No próximo post falaremos sobre a culinária japonesa.

Até mais!